workshop 2010

II Workshop Internacional de Escrita de Argumento
Screenwriting in Paradise

4 a 12 Setembro 2010

Num ambiente calmo, longe do bulício urbano, serão abordados os segredos essenciais da escrita de argumento. Desenvolvemos a capacidade de criar novos mundos, com personagens, situações e enredos. Abordamos diversas técnicas para a construção de histórias (estrutura – que apenas depois de apreendida pode ser negligenciada) e a sua relação com o elemento mais importante: personagem. Discutimos exaustivamente personagens e os seus percursos.
Foram abordados processos de escrita, da ideia passando pela sinopse, tratamento e finalmente o guião.

No final do curso, cada participante acabou um guião individual, que foram discutidos e analisados em grupo, a par do visionamento de excertos de filmes e da leitura de excertos de argumentos.

FORMADORES

James Fernald
E estudou escrita de argumento na Universidade da Califórnia. Após trabalhar como colunista de humor num jornal de Boston mudou-se para Los Angeles no início dos anos 90 onde trabalhou como consultor de desenvolvimento de argumentos em várias produtoras como a Carsey-Werner (3rd Rock From The Sun, Cosby Show) e a Centropolis (The Patriot, Independence Day). James Fernald é representado por várias agências (Writers and Artists Agency, Messina-Baker Management, Above the Line Agency). Desde 2002 dedica-se ao ensino de escrita de argumento, tendo sido convidado pela European Film College, na Dinamarca, para coordenar o departamento de escrita de argumento onde lecciona actualmente.

Jan Harlan
Neto do português Carlos de Freitas, JAN HARLAN, tornou-se num tesouro internacional. Foi familiar, amigo e co-criador de muitos dos trabalhos de um dos mais importantes realizadores de todos os tempos – Stanley Kubrick.
JAN HARLAN realizou o fantástico documentário sobre a sua vida "Stanley Kubrick, a Life in Pictures" e foi o produtor executivo dos filmes “Shining”, “Nascido para matar”, “De olhos bem fechados” e integrou a equipa do “Laranja Mecânica”. Colaborou também com outros realizadores, como por exemplo com Steven Spielberg no “Inteligência Artificial”.