workshop 2007

Ao longo de 5 dias consecutivos, o workshop abordou temáticas como, escrita visual, componentes dramáticos básicos, estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, métodos de análise e desenvolvimento de histórias.

Composto por uma componente teórico-prática, com apoio a exemplos/excertos de filmes, os participantes, depois das abordagens teóricas, foram desafiados a experimentar diferentes técnicas e abordagens com exercícios práticos de escrita. No final do workshop foi entregue a cada participante um certificado de participação da Monomito e da Flanders Script Academy.

O formador

Patrick Cattrysse começou a sua carreira profissional em 1980 como argumentista, produtor, realizador. Foi consultor de Media no departamento de audiovisuais na Universidade de Louvain e mais tarde na Dutch Open University. A partir de 1985 dedicou-se exclusivamente à pesquisa científica aplicada ao ensino das narrativas para o audiovisual, tendo leccionado em várias universidades e escolas de cinema belgas (Antuérpia, Louvain e Bruxelas).Em 1992 criou um programa de pós graduação em estudos cinematográficos e televisivos na Universidade de Bruxelas. Em 1995 fundou a Flanders Script Academy, em parceria com Jack Boon, sendo director da academia desde então. Patrick Catrysse é professor convidado em Universidades na maioria dos países da União Europeia, nos EUA, Cuba, África do Sul, Tailândia, Vietname, entre outras.

 

"Not only is it set in a rather dreamy exotic location, It's a remarkably well organized and ambitious program administered by a young and vibrant team of working professionals. I highly recommend any workshops these folks offer."
Jim, USA/Denmark

Jim
USA/Denmark

"If the task seems too big, break it up into many small steps, and look at them one after the other. This workshop has not only equipped me with fundamental theoretical knowledge - we were served enormous portions of delicious food for both our minds and stomachs - but also with courage. Patrick’s profound teaching and Monomito’s inspiring live example helped me to get a much clearer view of what I want, and of the possibilities that I have, with the result that I now feel a lot more concrete and confident about going with screenwriting."
Barbara Bohaczek, Áustria

Barbara Bohaczek
Áustria

"Estes 5 dias no seminário da Arrábida foram uma experiência importante a nível da aprendizagem e da vivência. O Patrick, por ser também estudioso na área da narratologia, mostrou-me novas abordagens e um manancial de exemplos que apoiava a teoria de forma muito viva. Foram ainda importantes, o recolhimento e a excelência do Convento da Arrábida onde as estórias parecem sair de cada pedra, já para não falar do caloroso acolhimento da Monomito e da excelente companhia dos restantes participantes. Uma experiência a repetir!“
Conceição Garcia, Portugal

Conceição Garcia
Portugal